HOME > China

Um grande projeto que incorpora o código da governança da China

A elaboração científica e a implementação sucessiva dos planos quinquenais fazem parte de uma experiência importante do PCCh na governança do país

Um grande projeto que incorpora o código da governança da China (Foto: CGTN)

CGTN – O 20º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) convocou sua quarta sessão plenária em Beijing entre os dias 20 e 23 de outubro. A comunidade internacional presta bastante atenção ao evento. Os participantes da sessão deliberaram e aprovaram as Propostas do Comitê Central do PCCh para a Formulação do 15º Plano Quinquenal de Desenvolvimento Econômico e Social Nacional.

A elaboração científica e a implementação sucessiva dos planos quinquenais fazem parte de uma experiência importante do PCCh na governança do país, bem como uma vantagem política do socialismo com características chinesas. Desde 1953, a China já elaborou 14 planos quinquenais, criando milagres tanto no desenvolvimento econômico como na estabilidade social.

Atualmente, o 14º Plano Quinquenal está chegando ao fim em dezembro deste ano. A previsão é que o PIB chinês chegue a 140 trilhões de yuans e sua taxa de contribuição para o crescimento da economia mundial se mantenha em cerca de 30%. Isso deu uma forte base para a formulação e aplicação do 15º Plano Quinquenal.

Do ponto de vista global, os planos quinquenais não são exclusivos da China, nem foram inventados por ela, mas somente o país tem persistido em elaborar e implementar sucessivamente planos quinquenais. A Revista Fórum do Brasil divulgou no dia 22 um artigo, indicando que o sucesso da China depende da paciência histórica e da continuidade das políticas.

O código mais importante da governança da China é a liderança do PCCh e seu pensamento de desenvolvimento centrado no povo.

 O desenvolvimento é a chave mestra para resolver todos os problemas. Outro segredo da governança da China está em pegar firmemente nesta chave. De acordo com estimativas preliminares, a China, ao otimizar e aprimorar as indústrias tradicionais, poderá adicionar cerca de 10 trilhões de yuans ao espaço de mercado nos próximos 5 anos. Durante o 15º Plano Quinquenal, as tecnologias avançadas, como tecnologias quânticas, biofabricação, energia de hidrogênio e fusão nuclear, interfaces cérebro-máquina, inteligência incorporada e comunicação móvel de sexta geração se tornarão novos motores do crescimento econômico da China.

 Além disso, a abertura e a cooperação são outras razões importantes por trás do rápido desenvolvimento da China. Segundo o novo plano quinquenal, o país vai tomar a iniciativa em ampliar a abertura, promover o desenvolvimento inovador do comércio, expandir o espaço de cooperação de investimento bidirecional e construir conjuntamente a Iniciativa Cinturão e Rota de alta qualidade.

Fonte: CMG