HOME > Economia

Petrobras negocia recompra da refinaria de Mataripe, diz Silveira

Ministro diz que negociação com fundo Mubadala segue critérios comerciais e depende valor considerado adequado pela Petrobras

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (Foto: Divulgação/MME)

247 - A Petrobras está em negociações para recomprar a refinaria de Mataripe, na Bahia, atualmente controlada pelo fundo Mubadala, dos Emirados Árabes Unidos. As tratativas, porém, ainda não avançaram devido a divergências sobre o valor do ativo, considerado um ponto central para a conclusão do acordo.

Segundo o Valor Econômico, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta quarta-feira (8) que as conversas entre a estatal e o fundo árabe ocorrem há cerca de dois anos e meio. Ele ressaltou que a negociação segue critérios estritamente comerciais, sem interferência política.

Impasse no preço trava avanço

De acordo com Silveira, a Petrobras só dará continuidade à operação caso o valor da refinaria seja considerado adequado. “As pessoas muitas vezes acham que o governo vai decidir comprar. Não é isso. A Petrobras é uma empresa listada na Bolsa de Nova York, tem seus acionistas, que têm que ser respeitados. E a gente respeita a sua governança. Então, é uma negociação comercial. Ela só vai recomprar se o preço for interessante”, declarou.

Histórico da refinaria e venda ao Mubadala

A refinaria de Mataripe, antiga Landulpho Alves (RLAM), foi vendida em dezembro de 2021, no governo Jair Bolsonaro (PL), ao fundo Mubadala, que opera o ativo por meio da Acelen. A unidade tem importância histórica, por ter sido a primeira refinaria do país, inaugurada em 1950, antes mesmo da criação da Petrobras.

Lula defende retomada do ativo

O tema ganhou destaque novamente após declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em março, quando afirmou que a estatal pretende retomar o controle da refinaria. “Eles venderam a refinaria na Bahia. Nós vamos comprar de novo. Pode demorar um pouquinho, mas vamos recomprar”, disse Lula durante evento em Betim (MG).

Artigos Relacionados