Curaçao, Haiti e Panamá garantem vagas na Copa do Mundo
Suriname e Jamaica avançaram à repescagem nas Eliminatórias da Concacaf
247 - Curaçao conquistou sua primeira vaga em uma Copa do Mundo, enquanto o Haiti encerrou um hiato de meio século longe do maior torneio do futebol mundial, em uma rodada decisiva e dramática das Eliminatórias da Concacaf nesta terça-feira (18). A reportagem é da agência Xinhua:
Em Kingston, Curaçao segurou os anfitriões jamaicanos em um empate sem gols, ficando um ponto à frente no topo do Grupo B, com 12 pontos em seis partidas na fase final das Eliminatórias da região da América do Norte, Central e Caribe.
As duas equipes buscaram desesperadamente o gol da vitória, somando 29 finalizações no estádio Independence Park, na capital jamaicana.
Os Reggae Boyz ficaram com um jogador a menos quando Jon Russell recebeu o segundo cartão amarelo por uma falta dura aos 89 minutos. Curaçao, com população de apenas 156 mil habitantes, resistiu e tornou-se a menor nação a se classificar para uma Copa do Mundo.
O recorde anterior pertencia à Islândia, que disputou a Copa de 2018, na Rússia, com pouco mais de 350 mil habitantes.
O Haiti, que participou pela última vez de uma Copa em 1974, garantiu vaga direta no torneio do próximo ano — sediado por Estados Unidos, México e Canadá — ao vencer a Nicarágua por 2 a 0.
Louicius Deedson e Ruben Providence marcaram ainda no primeiro tempo em Willemstad, capital de Curaçao, onde o Haiti tem sido obrigado a disputar seus jogos como mandante devido à crise no país caribenho.
Outro classificado direto da Concacaf foi o Panamá, que assegurou a liderança do Grupo A ao derrotar El Salvador por 3 a 0 em casa.
Cesar Blackman e Eric Davis balançaram as redes no primeiro tempo, e Jose Rodriguez definiu o placar aos 85 minutos.
Suriname — que também busca sua primeira participação em Copas — e Jamaica avançaram à repescagem como as duas melhores seleções em segundo lugar.
Honduras ficou de fora da repescagem por ter marcado menos gols que o Suriname, enquanto a Costa Rica também não conseguiu avançar.



