China reafirma compromisso de ampliar cooperação estratégica com Rússia
Líderes destacam confiança mútua e planos para expandir colaboração econômica, diplomática e cultural
247 – O primeiro-ministro da China, Li Qiang, reafirmou nesta terça-feira (18) a disposição de Pequim em aprofundar a cooperação de benefício mútuo com a Rússia durante reunião com o presidente Vladimir Putin no Kremlin, em Moscou. As informações foram publicadas originalmente pelo Global Times.
Segundo o jornal chinês, Li transmitiu a Putin as saudações do presidente Xi Jinping e ressaltou que, sob a orientação dos dois chefes de Estado, a parceria estratégica abrangente para uma nova era segue operando em alto nível.
O premiê ainda afirmou que, diante de um cenário internacional volátil, a China está pronta para trabalhar ao lado da Rússia para preservar “a aspiração original de amizade eterna”, fortalecer o alinhamento de estratégias de desenvolvimento e ampliar a cooperação em diversas áreas, alcançando resultados concretos para o progresso e a revitalização de ambas as nações. Pequim também pretende consolidar a resiliência das parcerias existentes e sustentar o ritmo de crescimento dos projetos conjuntos.
Ao comentar o estado atual da relação bilateral, Putin descreveu a parceria estratégica Rússia-China como estando em “um nível sem precedentes”, reiterando a disposição de Moscou de ampliar a coordenação política e promover cooperação em setores como economia, energia, agricultura e infraestrutura. Ele também ressaltou a importância de fortalecer os intercâmbios entre os povos dos dois países.




