Parceria entre Brasil 247 e Global Times

HOME > Global Times

Putin anuncia entrada sem visto para chineses e reforça parceria estratégica com China

Medida deve começar “muito em breve”, segundo a imprensa russa, e amplia reciprocidade após decisão chinesa de liberar vistos para cidadãos russos

Pessoas atravessam a Praça Vermelha perto da Catedral de São Basílio e da Torre Spasskaya do Kremlin, no centro de Moscou, Rússia (Foto: EVGENIA NOVOZHENINA / REUTERS)

247 – O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou que a entrada sem visto para cidadãos chineses começará “muito em breve”, segundo veículos de imprensa russos. A informação foi divulgada inicialmente pela Russia Today (RT) e repercutida pelo Global Times, que destacou os avanços recentes na cooperação entre Moscou e Pequim.

O anúncio ocorreu durante encontro no Kremlin entre Putin e o primeiro-ministro da China, Li Qiang, conforme noticiado pela agência Xinhua.

Cooperação reforçada e políticas recíprocas

Durante as conversas em Moscou, Li Qiang afirmou que a determinação da China em ampliar a cooperação de benefício mútuo “tem sido sempre consistente”, segundo a Xinhua. O premiê defendeu que os dois países realizem com êxito novos “anos temáticos” de intercâmbio e aproveitem políticas recíprocas — entre elas, o regime de isenção de vistos — para aproximar ainda mais as populações.

Segundo a agência, Li ressaltou a importância de “promover melhor entendimento mútuo” e consolidar o “fundamento da amizade entre os povos” de China e Rússia.

Putin: medida entrará em vigor ‘muito em breve’

Putin destacou a decisão recente da China de conceder isenção de vistos para cidadãos russos e afirmou que o gesto contribuirá “indubitavelmente” para fortalecer ainda mais as relações culturais e econômicas entre os dois países, de acordo com a RT.

Em seguida, anunciou que a Rússia implementará o mesmo benefício para visitantes chineses “muito em breve”. “Do nosso lado, muito em breve, medidas recíprocas entrarão em vigor para cidadãos da China que visitam a Rússia”, disse o presidente, segundo a RT.

Ainda conforme a mídia russa, Putin afirmou que a iniciativa ajudará a “impulsionar a cooperação bilateral”.

China já adotou política de isenção para russos

A China iniciou, em setembro deste ano, um programa piloto de entrada sem visto para cidadãos russos portadores de passaporte comum. A medida vale de 15 de setembro de 2025 a 14 de setembro de 2026, segundo informou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Guo Jiakun, em 2 de setembro.

Pelo esquema, russos podem entrar na China sem visto para negócios, turismo, visitas a familiares e amigos, intercâmbios ou trânsitos de até 30 dias.

Artigos Relacionados