TV 247 logo
    HOME > Mundo

    Apoio a Israel nos Estados Unidos atinge nível mais baixo em 25 anos

    A simpatia pelos palestinos cresce, enquanto a solução de dois estados segue sendo a preferida pela maioria

    Manifestantes pró-palestinos protestam no dia do discurso do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em uma reunião conjunta do Congresso, no Capitólio, em Washington, DC, Estados Unidos (Foto: Nathan Howard/Reuters)
    Otávio Rosso avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - De acordo com a pesquisa mais recente realizada pela Gallup, entre 3 e 16 de fevereiro de 2025, os americanos continuam a expressar, de maneira geral, mais simpatia por Israel do que pelos palestinos, mas a disparidade diminuiu consideravelmente. O apoio a Israel caiu para 46%, o menor índice em 25 anos de acompanhamento da pesquisa World Affairs. O ponto anterior de 51% foi registrado tanto no ano passado quanto em 2001.

    Este declínio é acompanhado por um aumento no apoio aos palestinos, que passou de 27% para 33%, a maior taxa já registrada desde que a Gallup iniciou a medição desse indicador. A pesquisa foi conduzida em um momento tenso, com a continuidade do cessar-fogo temporário e a troca de reféns entre Israel e o Hamas, após o acordo que teve início em janeiro.

    Além disso, os números indicam um forte descompasso entre republicanos e democratas nas simpatias em relação a Israel e aos palestinos. Os republicanos continuam a ser muito mais favoráveis a Israel (83% contra 33% dos democratas), enquanto os democratas têm mostrado um apoio crescente aos palestinos, com 59% deles expressando simpatia por este grupo, contra apenas 21% a favor de Israel.

    Entre os independentes, as opiniões seguem a média nacional, mas também observam uma queda no apoio aos israelenses. Enquanto o apoio dos republicanos a Israel permanece praticamente estável, com 75%, os democratas demonstram um crescimento significativo de apoio aos palestinos, que saltou de 38% em fevereiro de 2023 para 49% no início de 2024. A simpatia pelos palestinos, que antes era restrita a uma parcela minoritária dos democratas, agora prevalece de maneira majoritária dentro desse grupo.

    Em relação à forma como o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem lidado com a situação, 40% dos adultos nos EUA aprovam sua gestão do conflito entre israelenses e palestinos, embora esse número esteja abaixo de sua aprovação geral, que é de 45%. O apoio à política do presidente é polarizado, com republicanos e democratas tendo visões muito distintas sobre o conflito e a atuação dos EUA.

    Solução de dois Estados - Ideia de uma solução de dois estados para o Oriente Médio continua sendo amplamente apoiada pelos americanos. A proposta de criar um estado palestino independente na Cisjordânia e na Faixa de Gaza é apoiada por 55% da população, contra 31% que se opõem à ideia, conforme mostra a pesquisa. Esse apoio está em linha com os números registrados desde 2020, quando o apoio ficou entre 52% e 55%.

    A análise também revelou que a maioria dos democratas, 76%, apoia a criação de um estado palestino independente, o que está em contraste com 41% dos republicanos que defendem a mesma medida. Enquanto o apoio dos democratas tem mostrado uma tendência crescente desde 2021, os republicanos passaram por uma reversão, com um aumento de 15 pontos no apoio após uma queda acentuada no ano anterior.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados