EUA enviam negociador a Moscou para convencer Rússia a aceitar cessar-fogo
Ucrânia aceitou proposta de cessar-fogo de 30 dias
247 - O enviado especial dos Estados Unidos, Steve Witkoff, está a caminho de Moscou nesta semana para convencer a Rússia a aceitar um acordo de cessar-fogo com a Ucrânia, afirmou a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, nesta quarta-feira (12). A reportagem é da Sputnik.
"Steve Witkoff, o enviado especial do presidente, está indo para Moscou novamente esta semana para instar os russos a aderirem a esta negociação, e esperamos que eles o façam", disse Leavitt à Fox News.
Mais cedo, o vice-presidente dos EUA, JD Vance, anunciou que representantes russos e norte-americanos realizarão reuniões e conversas por telefone nos próximos dias sobre um cessar-fogo na Ucrânia.
"Teremos algumas conversas acontecendo por telefone e pessoalmente com alguns de nossos representantes nos próximos dias", disse Vance. "Como o presidente [Donald Trump] afirmou, acreditamos que estamos em uma posição muito boa, já que os ucranianos concordaram com um cessar-fogo, e agora vamos ver se conseguimos que os russos também concordem com um cessar-fogo", acrescentou.
Na terça-feira (11), ocorreu uma reunião entre as delegações dos EUA e da Ucrânia na Arábia Saudita. O gabinete do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, publicou uma declaração conjunta após as negociações, reafirmando a disposição de Kiev em aceitar a proposta dos EUA para um cessar-fogo de 30 dias com a Rússia, com a possibilidade de extensão por acordo mútuo. O documento também afirmou que os EUA retomariam imediatamente a ajuda à Ucrânia e levantariam a pausa no compartilhamento de inteligência. Moscou declarou que tomará uma decisão própria e soberana.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: