B3 lança índice Tesouro Selic, referência inédita para renda fixa
Novo indicador acompanha desempenho das LFTs e reforça transparência no mercado de títulos públicos
247 - A B3 anunciou nesta quinta-feira (16) o lançamento do Índice Tesouro Selic B3 (TSLC), primeiro indicador de títulos públicos desenvolvido pela bolsa de valores brasileira. A informação foi divulgada pelo portal Money Times.
O TSLC será utilizado como referência para acompanhar o desempenho das Letras Financeiras do Tesouro (LFTs), papéis pós-fixados emitidos pela Secretaria do Tesouro Nacional e atrelados à taxa Selic. O novo índice busca oferecer mais transparência e instrumentos de análise para investidores que aplicam em renda fixa pública.
Segundo o gerente de produtos da B3, Hênio Scheidt, o objetivo é ampliar a capacidade de acompanhamento dos investidores. “A criação do Índice Tesouro Selic B3 reflete o compromisso da bolsa do Brasil em oferecer produtos que atendam às necessidades específicas do mercado financeiro brasileiro. Com esse indicador, os investidores terão uma ferramenta robusta para análise e monitoramento da dinâmica dos títulos públicos”, afirmou.
Critérios do índice
A metodologia do TSLC garante que apenas os papéis mais líquidos e representativos façam parte da carteira do indicador. A ponderação das LFTs considera o valor de mercado e o volume médio diário de negociações. Para integrar o índice, os títulos precisam cumprir três condições:
- terem sido emitidos há pelo menos dois meses;
- apresentarem prazo de vencimento igual ou superior a 12 meses;
- estarem entre os 75% de maior representatividade no mercado secundário nos últimos três meses.
Rebalanceamento trimestral
A atualização da composição do índice será feita a cada três meses, no quinto dia útil de janeiro, abril, julho e outubro. O mecanismo de rebalanceamento busca assegurar que o TSLC mantenha-se fiel ao comportamento real do mercado de LFTs, acompanhando a evolução dos papéis mais relevantes.



