CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
O caso Wikipédia

Manipulador da Wikipédia melhorou imagem do empresário Fred Trajano e de seu site Poder 360, concorrente da mídia independente

Rodrigo Padula diz que é "fã" da família Trajano e não quis responder se vê ou não conflito de interesses no fato de editar página de site concorrente

Rodrigo Padula e Fred Trajano (Foto: Digulgação)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O ativista digital Rodrigo Padula, que manipula a Wikipédia em favor de interesses comerciais, como do Magalu, e políticos, como de Ciro Gomes, corrompendo os princípios da plataforma, também atuou em favor do empresário Frederico Trajano, que é sócio de um site de notícias, o Poder 360, concorrente de veículos que Padula classificou como "não confiáveis".

A página de Frederico Trajano na Wikipédia, em tom claramente apologético, conta com nada menos que nove edições feitas por Padula, todas em tom positivo. Ouvido pelo 247, Padula disse que fez as edições supostamente gratuitas por ser "fã" da família Trajano. "Sim, de graça, tenho grande admiração pela família Trajano e pela forma que gerem a Magazine Luiza", disse ele. "Grande referência para todos os gestores brasileiros", acrescentou.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em 19 de abril de 2021, o empresário Frederico Trajano anunciou a aquisição de uma participação acionária no site Poder 360, que concorre com veículos de comunicação que Padula classificou como "não confiáveis", entre os quais o 247. Curiosamente, no dia 28 de maio de 2021, Padula fez uma alteração na página do próprio Poder 360 na Wikipédia – página, por sinal, também em tom institucional e propagandístico. Em fevereiro de 2022, o Poder 360 publicou um ataque de Ciro Gomes ao 247, que acabou incluído na página do Brasil 247 na Wikipédia.

Padula, por sua vez, não quis responder se vê ou não conflito de interesses no fato de editar verbetes empresariais e a página de um site que concorre com outros que ele classifica como "não confiáveis", numa decisão questionada pela Associação Brasileira de Imprensa e pela Fenaj.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Procurada pelo 247, a assessoria da Magalu e do empresário informou que "Magazine Luiza e Frederico Trajano jamais contrataram Rodrigo Padula para editar quaisquer perfis na Wikipédia ou em qualquer outro site ou plataforma". A assessoria, no entanto, não informou se contratou qualquer agência de publicidade ou de comunicação que possa ter eventualmente subcontratado Padula, nem respondeu se tinha conhecimento das edições favoráveis que Padula diz ter feito para o Magalu e Trajano na condição de "fã" da empresa e da família.

Quem somos

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Classificado como "não confiável" por Padula e alguns perfis anônimos na plataforma, o Brasil 247 é um dos principais veículos de comunicação do Brasil, com uma equipe de editores, colunistas e comentaristas formada por alguns dos mais renomados jornalistas profissionais do País, como Leonardo Attuch, Gisele Federicce, Mauro Lopes, Aquiles Lins, Tereza Cruvinel, Paulo Moreira Leite, Alex Solnik, Rodrigo Vianna, Joaquim de Carvalho, Helena Chagas, José Reinaldo Carvalho, Hildegard Angel, Cynara Menezes, Marcelo Auler, Gustavo Conde, Regina Zappa e Mário Vitor Santos, entre vários outros nomes que ocuparam posições de destaque em diversas redações. A equipe do site também reúne alguns dos principais e premiados cartunistas brasileiros, como Renato Aroeira, Miguel Paiva, Carlos Latuff e Nando Motta. Em 2021, Tereza Cruvinel venceu o Prêmio Comunique-se, como melhor colunista de opinião do Brasil.

O site mantém também um conselho editorial formado por alguns dos maiores intelectuais do Brasil, como Celso Antônio Bandeira de Mello, professor emérito da PUC-SP, Luiz Carlos Bresser Pereira, professor emérito da FGV-SP e recentemente escolhido como o maior economista brasileiro num ranking internacional, Celso Amorim, embaixador, ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa, Marco Aurélio de Carvalho, coordenador do grupo Prerrogativas, Carol Proner, jurista da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia, Aloizio Mercadante, presidente da Fundação Perseu Abramo, a filósofa Marcia Tiburi, os sociólogos Jessé Souza e Vilma Reis, o engenheiro Felipe Coutinho, da Associação dos Engenheiros da Petrobrás, além dos jornalistas Florestan Fernandes Júnior, Paulo Moreira Leite, Mauro Lopes, Ferréz, Gisele Federicce e Leonardo Attuch.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Carregando os comentários...
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Cortes 247

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO