TV 247 logo
      HOME > Brasília

      "É o golpe 2.0": Márcio Jerry reage à proposta de anistia aos envolvidos no 8 de janeiro

      “Não se constrói paz com impunidade. Os que atentaram contra a democracia precisam ser responsabilizados", argumenta o deputado

      Márcio Jerry (Foto: PCdoB da Câmara)
      Guilherme Levorato avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - Em discurso na tribuna da Câmara dos Deputados na segunda-feira (14), o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) voltou a criticar a proposta de anistia a investigados, réus e condenados pelos ataques de 8 de janeiro. Para o parlamentar, trata-se de uma nova tentativa de golpe contra a democracia brasileira.

      “Querem, com esta proposta de anistia, repetir o golpe. Essa proposta de anistia é o golpe. E, do mesmo modo, não pode e não vai frutificar”, afirmou.

      A manifestação ocorre em meio à movimentação de parlamentares da oposição, que pedem a votação urgente do Projeto de Lei 609/2023. O texto, apresentado pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), conta com 262 assinaturas e propõe o perdão aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Com a urgência aprovada, a proposta poderia ser levada diretamente ao plenário.

      Márcio Jerry classificou a proposta como uma tentativa de reescrever os fatos e de eximir de responsabilidade os autores intelectuais dos ataques. “O grande inspirador, o regente daquele processo que culminou com a tentativa de golpe em 8 de janeiro foi Jair Bolsonaro”, disse o deputado.

      Em suas redes sociais, o parlamentar também destacou as informações de que os atos estavam inseridos em um plano mais amplo de ruptura institucional. “Anistia para quem participou de uma trama que planejou assassinar o presidente Lula, o vice Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes? É isso mesmo que querem? Vejam o tamanho do absurdo".

      O deputado reafirmou que a responsabilização dos envolvidos é essencial para garantir a integridade do sistema democrático. “Não se constrói paz com impunidade. Os que atentaram contra a democracia precisam ser responsabilizados. É isso o que está em jogo: o futuro da democracia brasileira".

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados