HOME > Sudeste

STF diz que Fachin demonstrou 'muita preocupação' com a chacina na Vila Cruzeiro

O ministro do Supremo teve uma reunião com o procurador de Justiça do Rio, Luciano de Oliveira Mattos de Souza

Ministro Edson Fachin (STF), chacina na Vila Cruzeiro (meio) e o procurador de Justiça Luciano de Oliveira Mattos de Souza (Foto: REUTERS/Adriano Machado | Reprodução | Divulgação/MPRJ)

247 - O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin teve nesta quarta-feira (25) uma reunião com o procurador de Justiça do Rio de Janeiro (MP-RJ), Luciano de Oliveira Mattos de Souza, para discutir sobre as 25 mortes durante uma operação da Polícia Militar dessa terça (24) na Vila Cruzeiro, comunidade na Zona Norte do Rio. O magistrado do Supremo é relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, conhecida como a "ADPF das Favelas". A ação prevê que as polícias justifiquem a "excepcionalidade" para a realização de uma operação policial numa comunidade, durante a epidemia da covid-19. Pelo menos 25 pessoas foram mortas na ação. 

"Ao procurador, o ministro demonstrou muita preocupação com a notícia de mais uma ação policial com índice tão alto de letalidade na data de ontem, mas informou que soube da pronta atuação do Ministério Público e que tem confiança de que a decisão do STF será cumprida", disse o comunicado.

>>> Bolsonaro elogia chacina no Rio que deixou 25 mortos

O Ministério Púbico Federal no Rio informou nessa terça que investigará a chacina, a terceira mais letal da história da Região Metropolitana do Rio. 

Internautas, jornalistas e partidos políticos repudiaram a operação policial

Sob o governo de Cláudio Castro (PL), em apenas um ano de gestão, o estado do Rio de Janeiro teve 39 chacinas com 178 mortes em operações policiais.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: