HOME > Sul

Governo envia unidades móveis de saúde à região afetada por tornado no Paraná

Programa Agora Tem Especialistas opera em Rio Bonito do Iguaçu após tornado que destruiu 90% do município

Vista área dos danos causados por tornado na cidade de Rio Bonito do Iguaçu (PR) (Foto: Ari Dias/Governo do PR )

247 - O Governo do Brasil iniciou, nesta segunda-feira (24), os atendimentos médicos em unidades móveis instaladas em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, após o tornado que devastou a cidade no dia 7 de novembro. Segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom), seis consultórios foram montados em dois contêineres completamente equipados e passarão a funcionar diariamente para atender a população local, formada por mais de 10 mil moradores afetados pelo desastre natural. As estruturas integram o programa Agora Tem Especialistas e permanecerão na região pelos próximos três meses.

Estrutura completa para atendimento diário

Cada unidade móvel conta com três consultórios e dispõe de equipamentos como desfibriladores, eletrocardiogramas, computadores, impressoras e insumos básicos. Entre os serviços disponíveis estão consultas médicas e de enfermagem, vacinação, curativos, atendimento psicológico, pequenas cirurgias — como remoção de verrugas e pintas para biópsias — e distribuição de medicamentos.

O funcionamento ocorrerá todos os dias, das 8h às 17h. Aos fins de semana, o foco será o atendimento de urgência e emergência, com apoio de profissionais da Força Nacional do SUS (FN-SUS).

Atuação de equipes especializadas

Desde o impacto do tornado, o Governo do Brasil mobilizou 38 profissionais especializados, entre psicólogos, psiquiatras, médicos, enfermeiros e técnicos de vigilância epidemiológica. Também foi instalado um Centro de Operações de Emergência (COE) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, responsável por monitorar as condições físicas e psicológicas da população, especialmente em áreas rurais e assentamentos.

A FN-SUS já registrou 2.015 atendimentos voltados à saúde mental, além de 498 atendimentos assistenciais e 141 atividades de bem-estar, incluindo práticas integrativas. As equipes atuam em conjunto com órgãos municipais, estaduais e com a Defesa Civil, oferecendo apoio emocional a profissionais que atuam na linha de frente e assistência em pontos de acolhimento.

Envio de medicamentos e insumos emergenciais

Para reforçar o atendimento, o Governo do Brasil entregou, na última semana, dois kits emergenciais de medicamentos e insumos estratégicos na Farmácia da 5ª Regional de Saúde, em Guarapuava. O material foi distribuído às unidades responsáveis por atender Rio Bonito do Iguaçu.

Cada kit contém 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos, como luvas, seringas e ataduras. A capacidade é suficiente para atender até 3 mil pessoas por dois meses, garantindo reposição dos itens perdidos após o desastre e assegurando a continuidade do cuidado farmacêutico na região.

Artigos Relacionados

Artigos recomendados

Lula melhora em pesquisas internas após acordão contra Messias no Senado
Empresário condenado por bloqueios em rodovias em SC tem prisão decretada
Manuela D’Ávila lidera corrida ao senado no RS, aponta Quaest
Petrobras retoma produção de ureia na Ansa no Paraná
Wellington Dias afirma que Flávio Bolsonaro bateu no teto das pesquisas