CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Mundo

EUA não estão envolvidos em qualquer "operação ofensiva", diz Blinken sobre Irã

"Nosso foco, o foco do G7, é o nosso trabalho para diminuir as tensões", afirmou o secretário de Estado dos EUA

Imagem Thumbnail
Antony Blinken (Foto: Reuters/Remo Casilli)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Reuters - O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, recusou-se repetidamente a confirmar um suposto ataque israelense contra o Irã nesta sexta-feira, dizendo que Washington não esteve envolvida em qualquer operação ofensiva e que está comprometida em diminuir as tensões na região.

"Não vou falar sobre isso, exceto para dizer que os Estados Unidos não se envolveram em nenhuma operação ofensiva", disse Blinken em uma coletiva de imprensa que encerrou reunião de ministros das Relações Exteriores do G7 na ilha de Capri, no sul da Itália.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

"Nosso foco, o foco do G7 e, mais uma vez, isso se reflete em nossa declaração e em nossa conversa, é o nosso trabalho para diminuir as tensões, para diminuir qualquer conflito em potencial", afirmou Blinken.

O principal diplomata dos EUA repetiu a mesma resposta, quase literalmente, quando foi perguntado sobre o assunto várias vezes na entrevista.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Em uma coletiva de imprensa separada, momentos antes de Blinken, o ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, disse que os Estados Unidos foram "informados no último minuto", mas não entrou em detalhes.

Explosões ecoaram sobre a cidade iraniana de Isfahan na madrugada de sexta-feira, no que fontes descreveram como um ataque israelense, mas Teerã minimizou o incidente e indicou que não tinha planos de retaliação - uma resposta que parecia destinada a evitar uma guerra maior na região.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Israel não disse nada sobre o incidente. O país havia dito há dias que planejava retaliar o Irã pelos ataques de sábado, o primeiro ataque direto do Irã a Israel em décadas de guerra sombria travada por representantes que se intensificou em todo o Oriente Médio durante seis meses de batalha em Gaza.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Cortes 247

Relacionados

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO