HOME > Mundo

Grupo armado iraquiano manda recado aos EUA: 'guerra contra Irã não é brincadeira'

Segundo o Kata'ib Hezbollah, existe uma "nova página no conflito entre as frentes do Verdadeiro e do Falso"

Fumaça sobe durante os protestos violentos contra o governo do Irã em Mashhad, no Irã - 10/01/2026 (Foto: Rede Social/via REUTERS)

247 - O grupo armado iraquiano Kata'ib Hezbollah enviou um recado aos Estados Unidos e afirmou que uma guerra contra o Irã não seria "uma brincadeira". Existe uma "nova página no conflito entre as frentes do Verdadeiro e do Falso", acrescentou a entidade, convocando combatentes para se ficarem ao lado do povo iraniano.

O Iraque tem fortes ligações com o Irã, que apoia o Kata'ib Hezbollah. O secretário-geral do grupo, Abu Hussein Al-Hamidawi, assinou o texto. Os relatos foram publicados nesta segunda-feira (12) no Portal Uol

Segundo o Kata'ib Hezbollah, o mundo inteiro identifica o "comportamento criminoso e abordagem hostil [dos EUA] em relação aos povos livres que rejeitam a arrogância imperialista" do país presidido por Donald Trump. 

Conforme a HRANA (Human Rights Activists News Agency), pelo menos 10.675 pessoas foram presas. Mais de 500 pessoas morreram nas mobilizações, que pedem melhorias na condução da economia. A organização registrou 490 manifestantes e 48 membros das forças de segurança mortos. 

O governo do Irã vem denunciando que os EUA, país presidido por Donald Trump atualmente, estão ajudando a incentivar protestos contra a gestão iraniana. 

Artigos Relacionados