HOME > Mundo

Ordem unipolar está claramente se desintegrando, diz Pepe Escobar

Segundo ele, o eixo do novo mundo é liderado por Rússia, China e Irã

Pepe Escobar, Xi e Putin (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247 | REUTERS)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O mundo está entrando em uma nova era, marcada por convulsões geopolíticas e econômicas, avalia o correspondente internacional Pepe Escobar, em entrevista ao canal Casa del Sole TV. "A ordem unipolar liderada pelos EUA está se desintegrando e um novo mundo multipolar está emergindo, com Rússia, China e Irã em seu núcleo", afirmou.

"Os EUA estão perdendo seu controle sobre o poder global e suas tentativas de manter sua hegemonia através de guerras e sanções estão falhando", diz ele. "A guerra na Ucrânia é uma guerra por procuração entre os EUA e a Rússia, e também é uma guerra contra a Europa. Os EUA estão perdendo a guerra na Ucrânia e sua credibilidade está diminuindo. A União Europeia está se tornando cada vez mais vassala dos EUA e seus cidadãos estão perdendo sua soberania", acrescenta.

De acordo como correspondente internacional, os EUA são um império em declínio que é incapaz de se adaptar à nova ordem mundial. "A Rússia, China e Irã estão construindo uma nova alternativa à ordem liderada pelos EUA, baseada na cooperação e no respeito mútuo. O futuro é incerto, mas há esperança de uma ordem mundial mais justa e equitativa", pontua.

Escobar disse ainda que os Estados Unidos estão usando sanções e ameaças para tentar manter seu controle sobre o mundo, mas essas táticas estão saindo pela culatra. "Os EUA estão perdendo o apoio de seus aliados e sua credibilidade está diminuindo", destacou. "Os EUA são uma nação dividida e seus problemas internos estão enfraquecendo sua posição global", finalizou. Assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: