HOME > Mundo

Tóquio emite alerta de segurança a cidadãos japoneses em meio à escalada de tensões com Pequim

Governo japonês recomenda cautela à população do país que está na China após declarações de premiê sobre eventual engajamento militar na defesa de Taiwan

Bandeiras do Japão e da China (Foto: Global Times)

Por Bianca Penteado, de Pequim – O governo japonês divulgou na segunda-feira (17) um alerta de segurança dirigido a cidadãos do país que residem ou viajam pela China.

Em comunicado oficial, a embaixada japonesa na China orientou os cidadãos a “prestarem atenção ao seu entorno e evitarem, na medida do possível, praças onde se reúnem grandes multidões ou locais que possam ser frequentados por muitos japoneses”. O texto pede ainda que haja “cuidado com suas palavras e atitudes ao interagir com a população local”.

A recomendação surge após a escalada recente das tensões bilaterais diante de declarações da primeira-ministra Sanae Takaichi sobre o eventual engajamento militar do Japão na defesa de Taiwan.

Durante uma sessão parlamentar, a premiê afirmou que uma ofensiva chinesa contra a ilha, reivindicada por Pequim, poderia justificar o envio de tropas japonesas. Takaichi também chegou a defender a posição diplomática sob o argumento de “legítima defesa coletiva”, destacando que Taiwan está a cerca de cem quilômetros da ilha do Japão mais próxima.

O porta-voz do governo japonês, Minoru Kihara, afirmou nesta terça-feira (18) que o comunicado emitido pela embaixada se baseou “em uma avaliação abrangente da situação política, incluindo a situação de segurança no país ou região em questão, bem como as condições sociais”.

Mais cedo, ao ser questionada sobre a postura de Tóquio em relação a Taiwan, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, enfatizou, durante coletiva de imprensa, que “o Japão deve retirar imediatamente suas declarações equivocadas, além de dar uma explicação clara ao povo chinês”.

Artigos Relacionados