Trump revela a palavra favorita no seu dicionário
Em evento na Pensilvânia, presidente dos Estados Unidos fez a revelação
247 – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou em um evento em Mount Pocono, na Pensilvânia, que sua palavra favorita é “tarifa”. A informação foi divulgada originalmente pela agência russa Tass, com base em publicação do New York Post.
“Eu diria que minha palavra favorita é a palavra ‘tarifa’. Eu a amo mais do que qualquer outra palavra no dicionário”, afirmou Trump, segundo o jornal. Ele destacou ainda que os trabalhadores da indústria siderúrgica, especialmente na Pensilvânia, “estão indo fenomenalmente melhor” devido à sua estratégia comercial.
‘Sem tarifas, vocês não teriam aço’
Ao defender sua política econômica, Trump disse: “Se nós não tivéssemos tarifas, vocês não teriam aço”. Ele acrescentou que “não haveria uma única usina siderúrgica em qualquer lugar dos Estados Unidos, e isso seria realmente ruim para a segurança nacional”.
As declarações reforçam o discurso do presidente, que costuma apresentar tarifas como instrumento essencial para manter a produção industrial estratégica dentro do país.
Tarifa universal de 10% e alíquotas específicas de até 49%
De acordo com a Tass, Trump anunciou em 2 de abril um pacote de tarifas entre 10% e 49% sobre importações provenientes de 185 países e territórios. A tarifa universal de 10% entrou em vigor em 5 de abril, enquanto as tarifas específicas passaram a valer em 9 de abril.
As medidas se somam a outras iniciativas de sua política comercial, centrada na proteção da indústria norte-americana e na redução da dependência de importações consideradas sensíveis.



