HOME > Mundo

União Europeia classifica guarda oficial do Irã como "organização terrorista"

A UE está cometendo um grande “erro estratégico”, reagiu Teerã à decisão

IRGC (Foto: Reuters)

247 - A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, saudou nesta quinta-feira (28) a decisão dos Estados-membros da União Europeia de classificar a Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC, na sigla em inglês) como organização terrorista.

“Saúdo o acordo político sobre novas sanções contra o regime iraniano assassino e sobre a designação da Guarda Revolucionária Islâmica como organização terrorista. Isso já deveria ter ocorrido há muito tempo”, escreveu von der Leyen na rede X.

A União Europeia impôs sanções adicionais a 15 autoridades iranianas das áreas de segurança e do Judiciário, incluindo comandantes da IRGC e oficiais de alta patente da polícia. Com a nova medida, congelamentos de ativos e proibições de viagem passam a atingir um total de 247 indivíduos e 50 entidades no Irã.

Mais cedo nesta quinta-feira, os ministros das Relações Exteriores da UE concordaram em incluir o IRGC na lista de organizações terroristas da UE, afirmou a chefe da diplomacia do bloco, Kaja Kallas.

“A repressão não pode ficar sem resposta. Os ministros das Relações Exteriores da UE acabam de dar o passo decisivo de designar a Guarda Revolucionária do Irã como organização terrorista. Qualquer regime que mata milhares de seu próprio povo está trabalhando para a própria ruína”, escreveu Kallas na rede X.

No fim de dezembro de 2025, protestos eclodiram no Irã em meio a preocupações com o aumento da inflação, provocado pelo enfraquecimento da moeda local, o rial iraniano. Em várias cidades, as manifestações evoluíram para confrontos com a polícia, enquanto manifestantes entoavam slogans críticos ao governo. Há relatos de vítimas entre integrantes das forças de segurança e entre os manifestantes. Os países europeus acusaram o IRGC de massacrar manifestantes. 

Teerã reage

A UE está cometendo um grande “erro estratégico” ao incluir o IRGC na lista de organizações terroristas, afirmou nesta quinta-feira o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araghchi.

“A Europa, em vez disso, está ocupada em atiçar as chamas. Depois de buscar o ‘snapback’ a mando dos Estados Unidos, agora comete outro grande erro estratégico ao designar nossas Forças Armadas nacionais como uma suposta ‘organização terrorista’”, escreveu Araghchi na rede X. (Com informações da Sputnik). 

Artigos Relacionados