CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Sudeste

Estudantes da USP desmontam acampamento pró-Palestina

Estudantes pediram a implantação de um cessar-fogo na Faixa de Gaza e também reivindicaram o fim dos convênios que a USP mantém com centros de pesquisa e universidades israelenses

Manifestação Pró-Palestina (Foto: Roberto Parizotti / Fotos Públicas)
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Os alunos da Universidade de São Paulo (USP) encerraram na quinta-feira (9) o acampamento que haviam erguido na terça-feira (7) no campus do Butantã, zona oeste de São Paulo, em protesto contra a guerra na Faixa de Gaza. Segundo o Metrópoles, a decisão foi tomada durante uma reunião realizada pelo comitê de Estudantes em Solidariedade ao Povo Palestino da USP (ESPP), que organizou o movimento.

Desde a sua concepção na terça-feira (7), o acampamento ocupou o pátio do edifício da História e Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) com cerca de 25 barracas, onde os alunos passaram os últimos dias em demonstração de solidariedade ao povo palestino.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

“O acampamento precisava cumprir essa função importante de ser vanguarda, de mostrar que é possível. Ele foi um espaço muito mais simbólico de resistência do que, de fato, uma coisa para tentarmos expandir para toda a universidade ou para outras universidades”, disse Erik José de Souza, aluno do quarto ano de Ciências Sociais na USP.

Além de exigir o cessar-fogo na Faixa de Gaza, os estudantes também reivindicaram o fim dos convênios que a USP mantém com centros de pesquisa e universidades israelenses. Erik destacou que o tema será levado para discussões com a gestão da universidade. Ainda de acordo com a reportagem, “o movimento estudantil também avalia a realização de um plebiscito de consulta sobre o assunto”.

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

A universidade não se posicionou sobre a demanda de encerramento dos convênios proposta pelos estudantes. Por sua vez, a direção da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas afirmou que vê com normalidade as manifestações dos alunos e ressaltou que "o respeito à livre manifestação" é uma característica da USP e da FFLCH.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO

Carregando...

CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO