TV 247 logo
      HOME > Economia

      Governo Lula confirma que avaliará medidas contra Trump inclusive junto à OMC

      A cobrança da tarifa de 25% sobre a importação de aço e alumínio começou a ser aplicada pelos Estados Unidos nesta quarta-feira

      Presidente dos EUA, Donald Trump (Foto: Leonardo Lucena)
      Leonardo Sobreira avatar
      Conteúdo postado por:

      247 - O governo brasileiro lamentou nesta quarta-feira (12) a imposição pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de tarifas comerciais sobre as importações de aço e alumínio e afirmou que avaliará "todas as possibilidades de ação no campo do comércio exterior", inclusive junto à Organização Mundial do Comércio (OMC), segundo nota conjunta dos ministérios das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

      A cobrança da tarifa de 25% sobre a importação de aço e alumínio começou a ser aplicada pelos Estados Unidos nesta quarta.

      Na nota, os ministérios afirmam ainda que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva "considera injustificável e equivocada a imposição de barreiras unilaterais que afetam o comércio entre o Brasil e os Estados Unidos, principalmente pelo histórico de cooperação e integração econômica entre os dois países", e lembram que os EUA têm superávit comercial com o Brasil.

      O governo brasileiro não vai retaliar imediatamente os Estados Unidos após a decisão do governo norte-americano, afirmou nesta quarta o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ressaltando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu calma na análise do tema.

      O governo brasileiro conseguiu abrir um canal de negociação com os norte-americanos depois de conversas, na semana passada, entre o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin e o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, e também entre o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o representante de Comércio norte-americanos, Jamieson Green. (Com informações da Reuters). 

      ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

      ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

      iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

      Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

      Relacionados