HOME > Mídia

Políticos bolsonaristas driblam ordem do STF e X vira reduto de fake news

Nikolas Ferreira, Sergio Moro e Flávio Bolsonaro desafiaram a Justiça usando VPN. No X foi criado o perfil "Alexandre Files"

"Alexandre Files" é uma conta oficial do X (Foto: Reuters I Reprodução)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Políticos bolsonaristas continuam usando a rede social X, mesmo após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinar a suspensão do funcionamento da plataforma por não indicar um representante legal da empresa no Brasil até a última quinta-feira (29), prazo dado pelo juiz da Corte. O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e os senadores Sergio Moro (União Brasil-PR) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foram alguns parlamentares que seguiram fazendo postagens na empresa do bilionário de extrema-direita Elon Musk, de acordo com informações publicadas nesta terça-feira (3) pelo jornal Correio Braziliense.

No X também foi criado o perfil "Alexandre Files", cujas postagens podem ser facilmente acessadas mesmo com o bloqueio imposto pela Anatel ao abrir o aplicativo. Além desta conta, os bolsonaristas continuam estimulando o discurso de ódio contra o Judiciário. O deputado Nikolas Ferreira, por exemplo, atacou o ministro do Supremo. "Não pode falar mal do Mimado de Moraes, senão ele multa! Tira a toga, não sobra nada", escreveu em seu perfil. Em outra postagem, o parlamentar reproduziu uma ameaça feita por Musk ao governo do presidente Lula.

"A menos que o governo brasileiro devolva os bens ilegalmente apreendidos da X e da SpaceX, buscaremos a apreensão recíproca dos ativos do governo também. Espero que Lula goste de voar em avião comercial", provocou o empresário, em comentário repostado por Nikolas.

Dep. Nikolas Ferreira (PL - MG)
Nikolas Ferreira. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Moro "informou que se valeu da ajuda de um amigo que mora nos Estados Unidos para postar as opiniões". "Se a imprensa pode usar correspondentes, eu posso usar meus amigos no exterior", disse o ex-juiz declarado suspeito pelo STF em outra rede, o Instagram.

sergio-moro
Sergio Moro. Foto: Geraldo Magela / Agência Senado

O senador Flávio Bolsonaro usou a rede para convocar os eleitores bolsonaristas para apoiar um abaixo-assinado pelo impeachment do ministro Alexandre de Moraes. "Todos os 81 senadores e os 11 ministros do STF sabem que existem infinitos motivos para fazer o impeachment de Alexandre de Moraes. Ele é o grande câncer da democracia brasileira", disse o senador na postagem.

A reportagem do Correio também afirmou que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PL-RJ) não usaram a rede desde o bloqueio.

familia-bolsonaro
Flávio, Jair, Eduardo e Carlos Bolsonaro. Foto: Rafael Carvalho/Governo de Transição/Divulgação


iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados