HOME > Cultura

Uma Batalha Após a Outra vence Oscar inédito de direção de elenco e supera Agente Secreto

Filme de Paul Thomas Anderson conquista primeiro prêmio da história da Academia para casting e derrota indicação do brasileiro Gabriel Domingues

'Uma batalha após a outra' (Foto: Divulgação)

247 - O filme “Uma batalha após a outra”, dirigido por Paul Thomas Anderson, conquistou o Oscar de melhor direção de elenco na cerimônia de 2026, tornando-se o primeiro vencedor da história da nova categoria criada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. O prêmio foi entregue à diretora de elenco Cassandra Kulukundis, responsável pela seleção do elenco da produção.

“O agente secreto” estava indicado na premiação. A produção brasileira, que teve Gabriel Domingues indicado na mesma categoria, acabou superada pela escolha da Academia.

A disputa reuniu nomes importantes da área de casting no cinema internacional. Além de Domingues, concorreram Nina Gold, pelo filme “Hamnet: A vida antes de Hamlet”, Jennifer Venditti, por “Marty Supreme”, e Francine Maisler, responsável pelo elenco de “Pecadores”.

Apesar da derrota na categoria, “O agente secreto” segue na disputa por outras três estatuetas no Oscar 2026: melhor filme, melhor filme internacional e melhor ator, com Wagner Moura entre os indicados.

A vitória de Cassandra Kulukundis também marca um momento histórico para profissionais da área de casting, já que esta foi a primeira vez que a Academia premiou oficialmente a direção de elenco em sua principal premiação anual.

Com uma carreira consolidada em Hollywood, Kulukundis já assinou o casting de produções de destaque no cinema e na televisão. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão “O brutalista”, indicado ao Oscar de melhor filme em 2025, “Licorice Pizza” (2021) e “Ela” (2013), além da série “Gossip Girl”.

Artigos Relacionados

Artigos recomendados

Lula melhora em pesquisas internas após acordão contra Messias no Senado
Fernando Morais aposta em vitória de Lula no primeiro turno se direita seguir fragmentada
A companhia de dança Shen Yun não representa a cultura chinesa, nem participa do Ano Cultural Brasil-China
Mais de 2 milhões de pessoas assistem ao show de Shakira em Copacabana
Wellington Dias afirma que Flávio Bolsonaro bateu no teto das pesquisas