HOME > Cultura

“O Brasil fez bonito no cinema mundial”, diz Alckmin

Vice-presidente destaca indicações de O Agente Secreto e Sonhos de Trem e parabeniza Kleber Mendonça Filho, Wagner Moura e Adolpho Veloso

03.03.2026 - Vice-Presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, durante a abertura da 2º Conferência Nacional do Trabalho, no Teatro Celso Furtado. São Paulo - SP.

Foto: Ricardo Stuckert / PR (Foto: Ricardo Stuckert)

247 – O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, elogiou o desempenho do cinema brasileiro no Oscar 2026, realizado no domingo (15), em Los Angeles. Em publicação nas redes sociais, ele destacou a presença de produções e profissionais brasileiros entre os indicados e afirmou que o país teve uma participação marcante na principal premiação do cinema mundial.

O Brasil teve representantes em diversas categorias da premiação, com destaque para o filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, além da indicação de Adolpho Veloso na categoria de Melhor Fotografia, pelo trabalho no longa Sonhos de Trem.

Ao comentar a participação brasileira, Alckmin afirmou:

Na mesma postagem, o vice-presidente destacou o impacto da presença do filme O Agente Secreto entre os indicados ao Oscar e ressaltou a importância do reconhecimento internacional para a indústria audiovisual do país.

Geraldo Alckmin: “A presença de O Agente Secreto no Oscar mostrou ao mundo o talento e a criatividade do nosso cinema. Parabéns, @kmendoncafilho, Wagner Moura e todos os profissionais envolvidos.”

O vice-presidente também mencionou a indicação do diretor de fotografia Adolpho Veloso, que representou o Brasil na categoria de Melhor Fotografia pelo filme Sonhos de Trem.

Geraldo Alckmin: “Celebramos também Adolpho Veloso pela indicação de melhor fotografia por Sonhos de Trem.”

Indicações brasileiras no Oscar 2026

Na edição deste ano da premiação, o Brasil teve presença relevante em diversas categorias. O Agente Secreto concorreu a Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator, com Wagner Moura, e Melhor Elenco. Já Adolpho Veloso disputou o prêmio de Melhor Fotografia pelo trabalho em Sonhos de Trem.

Apesar das indicações, as produções brasileiras não conquistaram estatuetas na cerimônia. Ainda assim, a presença de artistas e profissionais do país na lista de indicados reforçou a visibilidade internacional do cinema brasileiro.

A principal vencedora da noite foi Uma Batalha Após a Outra, dirigida por Paul Thomas Anderson, que conquistou seis prêmios, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção.

Artigos Relacionados

Artigos recomendados

Lula melhora em pesquisas internas após acordão contra Messias no Senado
Fernando Morais aposta em vitória de Lula no primeiro turno se direita seguir fragmentada
A companhia de dança Shen Yun não representa a cultura chinesa, nem participa do Ano Cultural Brasil-China
Mais de 2 milhões de pessoas assistem ao show de Shakira em Copacabana
Wellington Dias afirma que Flávio Bolsonaro bateu no teto das pesquisas