


Racismo linguístico
"Há racismo, sim, no uso que sempre se fez de palavras como denegrir, e o ato de questionar seu uso hoje está longe de ser uma alucinação'"

O poeta e a última sessão de música
Somente a cidadania como prática cotidiana e a arte com seus “mil tons/seus sons e seus dons geniais/nos salvam/nos salvarão dessas trevas/e nada mais”

Um país mandado às favas
"O país da delicadeza perdida também é o país da falta de ética, da ausência de respeito e dos escrúpulos mandados às favas"

O horror, o horror!
? A quem, afinal, servem essas Forças Armadas tão dispendiosas, incompetentes, golpistas e inúteis? Do além, responde o Coronel Kurtz: “ao horror, ao horror”!

Como o Brasil deu no que deu
"Para chegarmos até aqui e tentar entender como o Brasil deu no que deu, é preciso mapear todo o trajeto do preconceito e do descaso da nossa indigna nação"

Página infeliz da nossa história
A história sobre a ditadura militar no Brasil não pode ser reescrita, pois, como dito, já está escrita

Normopatia
Como achar normal a morte de mais de 650 mil pessoas ou que um governante gaste uma fortuna em passeios e comidas caras, enquanto parte da população passa fome?

Unidos da Quinta Coluna
A expressão “quinta coluna” se refere às pessoas que costumam agir por meio de notícias falsas. A quinta coluna está acuada. Logo, mais perigosa

Os nazistas e o garoto do pão
"Meus caros, nazismo é nazismo. É crime! Liberdade de expressão é outra coisa. A liberdade de expressão não contempla o direito de se defender o indefensável"


A grande farsa
"Quando chamado de farsa, o farsista costuma sair de fininho, pois percebe ali que foi desmascarado e, como nada tem a dizer, prefere sair da cena"

Os "nãos" se agitam, mas a primavera avança
Foi só Lula falar em revogar a famigerada reforma trabalhista que os "nãos" começaram a se agitar



Presépios
O Natal chegou. Está aí. O presépio se move. Até quando não haverá vaga na hospedaria que mantemos?



Censores em ação
"O livro Censores em ação: como os Estados influenciaram a literatura, de Robert Darnton, discorre sobre diferentes momentos em que a censura interferiu e moldou a expressão literária. (...) em...

Bestiário
Há uma estátua de um touro na rua, que nada mais é do que uma ode à cafonice e ao escárnio. Apressados transeuntes olham de esgueira e fingem não veem a aberração dourada a tomar-lhes o caminho. A...

Nós que o abismo vemos
O abismo no qual este país foi transformado se alarga e se aprofunda feito metástase. Nós que o vemos, temos a nítida sensação de que ele também nos vê. Exauridos, fitamos suas entranhas e as...